perguntas frequentes

Sabemos que os hóspedes bem-informados são os mais satisfeitos. Segue-se uma pequena lista de perguntas que nos foram fazendo, e respostas a comentários publicados nas plataformas online:

Reservas

R: Garantimos que a nossa tarifa é a mais baixa disponível.
Tipologias:
(todas as tipologias têm casa de banho privativa)

Quarto Duplo ou Twin: quarto na casa principal para 2 pessoas;
Suite Familiar para 2 adultos e 2 crianças;
Estúdio para 2 pessoas;
Casa com um quarto para 2 pessoas;
Casa com dois quartos e kitchenette para 4 pessoas;
Casa com dois quartos e cozinha para 4 pessoas;
Casa com 3 quartos para 6 pessoas.

Check-in/Check-out

R: A Casa Agrícola da Levada é uma pequena unidade hoteleira familiar e a recepção não está aberta 24 horas. O check-in é feito das 14h às 20h. Depois dessa hora, é possível organizar um check-in automático. Contacte-nos previamente por favor.

R: Pedimos aos hóspedes que entreguem a chave do alojamento até às 11h30.

Alojamento

R: Infelizmente ainda não, pois nenhuma das casas de banho é acessível a cadeiras de rodas. Alguns dos nossos alojamentos são mais indicados para hóspedes com necessidades especiais; pedimos que nos informe delas quando fizer a sua reserva.

R: Temos rede 4G de wi-fi. Visto a maioria das casas na Levada ter paredes de granito com um metro de espessura, nem sempre há rede fiável longe de uma janela ou porta. Para transferências volumosas de dados, aconselhamos que venha à área da recepção, onde há melhor rede.

R: Por cá, só faz muito calor durante algumas semanas por ano. Os quartos e casas têm paredes espessas (algumas com quase um metro) e vidros duplos modernos, e é possível manter as divisões frescas como os moradores locais fazem: mantendo as portas e janelas fechadas desde manhã, antes do maior calor. As casas estão equipadas com ventoinhas.

R: Temos secadores de cabelo em todas as casas e quartos.

R: Todas as casas, estúdios e suites têm televisão. Apenas alguns quartos na casa principal têm TV, se para si isso for importante, avise-nos quando reservar.

Sim, as características dos quartos e das casas são muito diferentes. Quando restaurámos a Casa Principal, mantivemos as características originais como as pequenas janelas de grades trabalhadas, os tectos baixos, o mobiliário, azulejos, louças e outros objectos de época, e a canalização original da água quente, que pode demorar um pouco de manhã. Muitos dos nossos hóspedes gostam da viagem ao passado que uma estadia na Casa Principal representa, e é mesmo um dos motivos da sua visita. Para os que procuram ambientes mais modernos, aconselhamos as casas independentes, recentemente recuperadas. Na dúvida, veja as fotos dos quartos da Casa Principal e as casas independentes em Alojamento.

R: Ao observar as fotos da nossa propriedade, algumas pessoas pensam que nos localizamos no campo. Recomendamos que verifique a nossa localização antes de concluir a reserva. Poderá encontrá-la na página inicial deste site em “Onde Estamos”. A Casa Agrícola da Levada situa-se dentro do circuito urbano da cidade de Vila Real, capital da Região de Trás os Montes, com 30 mil habitantes. Somos o maior espaço verde privado da cidade, com 6,7 hectares escondidos por trás de 4 mil árvores. Parte do ruído dos carros é abafado pelas árvores, mas não a totalidade. Dentro dos quartos e Casa Principal, todos com janelas duplas, não se ouve qualquer ruído exterior. Alguns comentários referem a existência de uma auto-estrada junto à propriedade, mas tal não se verifica. A auto-estrada A4 que liga Bragança ao Porto passa a 7 km da Levada; a estrada mais próxima da Levada é um dos acessos de Vila Real Norte.

R: Depois de fazerem fotossíntese o dia inteiro, à noite as árvores repousam e redistribuem a glicose. Este descanso é essencial para poderem retomar o trabalho de fotossíntese no dia seguinte. Por este motivo, usamos apenas lâmpadas LED de luz amarela suave, que desligamos à meia-noite. Todo o parque é totalmente seguro, mas existe sempre a possibilidade de escorregar num degrau de acesso à sua casa. Na recepção, temos lanternas disponíveis para os hóspedes que ficam nas casas mais recuadas.

Refeições

R: Está incluído dos quartos da Casa Principal e é servido das 8h30 às 10h30. O nosso pequeno-almoço continental e buffet é simples e natural, com produtos biológicos da quinta e pequenos produtores locais. As frutas e compotas são da Levada; o nosso bolo, biscoitos e granola são feitos diariamente.

R: A pedido e desde que o bom tempo o permita, é possível tomar o pequeno-almoço no pátio. A tarifa é de 18 euros por pessoa. Consulte o menu aqui. É necessário reservar na véspera. As casas independentes e estúdios com kitchenette estão equipados com chaleira, máquina de café e torradeira. Respeitando uma velha tradição medieval em que o pão era partilhado com os vizinhos em sinal de amizade, oferecemos pão fresco diariamente. Na nossa Loja Honesta sem fins lucrativos, encontrará produtos para complementar o seu pequeno-almoço: manteiga, sumos de fruta, queijo, presunto, doces e mel. A pedido e pela tarifa de 18 euros para 2 pessoas, entregamos cestos de pequeno-almoço nas casas, das 8h30 às 9h.Se estiver interessado, peça o menu aqui.

R: A nossa Honesty Shop está aberta das 9h às 20h e disponibiliza vinhos excelentes e produtos hortícolas das quintas vizinhas. Também pode lá comprar a maioria dos artigos de que precisa, como os de higiene pessoal. Basta anotar os artigos que levou durante a estadia, serão acrescentados à sua conta.

R: Não temos restaurante. Mas existem alguns bons a curta distância a pé. Podemos preparar cestos de piquenique, cestos com especialidades locais e até refeições ocasionais. Os preços variam conforme os ingredientes e o número de pessoas. Fale connosco. Nos meses de verão, das 18h às 20h, temos disponível um serviço de petiscos no pátio da Casa Principal, com especialidades locais e sopa de legumes da nossa horta. A nossa Loja Honesta disponibiliza óptimos vinhos do Douro e do Porto para acompanhar a sua refeição.

R: O Cesto de Especialidades incluí alguma da pastelaria emblemática da cidade, como as cristas de galo (doçaria conventual) e os covilhetes (empadas de carne), queijo terrincho regional, tostas, pão caseiro, água (com ou sem gás) e um bom vinho do Douro, branco ou tinto. No Cesto de Piquenique, colocamos uma deliciosa bola de carne caseira (800 g), ideal para recuperar a energia entre as actividades do Parque Natural do Alvão. Para ver os menus, clique no link.

Crianças

R: As crianças são muito bem-vindas na Casa Agrícola da Levada. Para os mais pequenos, temos casinhas de madeira cheias de brinquedos, permitindo aos pais uma pausa no pátio, mesmo ao lado. Temos pinturas, jogos tradicionais, bicicletas, uma biblioteca e uma videoteca. Claro que os seus filhos vão adorar a piscina, mas atenção! Terá de os vigiar.

R: A Levada é um estabelecimento ecológico familiar. Posto isto, compreendemos que os adultos sem crianças queiram desfrutar da piscina com tranquilidade e deixamos umas dicas: até ao meio-dia costuma estar silenciosa, e a hora de maior afluência é por volta das 17h.

Animais de Estimação

R: Os animais de estimação bem-comportados são bem vindos à Casa Agrícola da Levada, acrescentando um custo adicional de 15 euros por noite. Sabemos que os animais de estimação pertencem à sua família mas pedimos compreensão se for necessário limitar o número de animais na propriedade para segurança de todos os hóspedes. Com o objetivo de manter a segurança e bem estar de todos, agradecemos que nos informe se pretende trazer o seu animal de estimação e nos diga a raça e peso. Note que o nosso staff não entra nas casas quando os animais de estimação estão sozinhos. Lembramos que em espaços públicos, como está presente na lei,os animais de estimação devem andar sempre com trela.

Actividades na Levada

R: As piscinas são limpsa todo o ano mas não são aquecidas. Os hóspedes menos friorentos podem aproveitá-la em qualquer altura. São colocadas cadeiras de piscina desde meados de Junho a meados de Setembro. Poderá utilizá-las das 9h30 às 20h.

R: As crianças são muito bem-vindas na Casa Agrícola da Levada. Para os mais pequenos, temos casinhas de madeira cheias de brinquedos, permitindo aos pais uma pausa no pátio, mesmo ao lado. Temos pinturas, jogos tradicionais, bicicletas, uma biblioteca e uma videoteca. Claro que os seus filhos vão adorar as piscinas, mas atenção! Terá de os vigiar.

R: Emprestamos bicicletas para todas as idades, para circularem dentro da propriedade.

Actividades Fora da Levada

R: Não, a Casa Agrícola da Levada fica na margem do Rio Corgo, um afluente do Rio Douro. O Rio Douro passa no Peso da Régua a 20 km da Levada, e no Pinhão a 40 km da Levada. A região do Alto Douro Vinhateiro é Património da Humanidade da UNESCO desde 2001. Tem uma área de 26 000 hectares e abrange a cidade de Vila Real. Consulte o nosso Must Do Douro, que contém uma proposta de percurso circular pelo Vale do Douro, incluindo alguns dos seus locais mais representativos. Se tiver carro e quiser seguir o roteiro da Forbes, a Casa Agrícola da Levada está convenientemente localizada para os seguintes destinos: 1h10 min. do centro do Porto; 5 min. do Palácio de Mateus; 20 min. da Quinta da Gaivosa; cerca de 40 min. do Restaurante DOC/Quinta do Tedo/Quinta do Panascal; e 1h10 min. de São João da Pesqueira.

R: A localização de Vila Real é muito conveniente para visitar a região do Douro, o Parque Natural do Alvão e o Palácio de Mateus. A cidade tem algumas atrações que recomendamos em Actividades. Aconselhamos a visita nos dias de mercado, terças ou sextas-feiras de manhã, quando os habitantes das aldeias vizinhas vêm vender os seus produtos e comprar o que lhes faz falta. Todo esse comércio e agitação dá um colorido especial à cidade, que ainda resiste à gentrificação.

R: A maioria dos nossos hóspedes que visitam o Douro ou o Parque Natural do Alvão sentem dificuldades com a sinalização… ou a falta dela. Por isso, desenvolvemos mapas personalizados e um caderno com informação mais detalhada, o Must Do List, disponibilizados gratuitamente aquando do check-in e também aqui para o Parque Natural e o Douro. Várias empresas locais têm propostas de passeios no Douro e Alvão com guia e motorista. Se estiver interessado nesta opção mais relaxante, peça informações para o e-mail: casadalevada@gmail.com.