a propriedade

A Casa Agrícola da Levada pertence à nossa família desde que foi fundada, em 1918. Foi nesse ano que o bisavô da actual proprietária adquiriu uma série de pequenas quintas no seu regresso a Vila Real para assumir o cargo de Presidente da Câmara, decorridos 16 anos em Moçambique como Governador de Inhambane.

the estate

A casa principal foi concluída em 1922 ao estilo do arquitecto Raul Lino, famoso pela mistura dos estilos tradicional, Art Déco e Arts & Crafts, bem como a sua característica integração dos edifícios no meio natural.

Seguindo o costume da região, os trabalhadores agrícolas viviam na quinta. Cada família tinha um terreno para cultivar hortas e criar animais. A quinta desenvolveu um ambiente de aldeia auto-suficiente, com uma dúzia de casas de granito, moinho, canastro, lagar de azeite, adega e alambique.

Com o passar dos anos, a cidade expandiu para norte e parte dos terrenos foram cedidos para um quartel de bombeiros, uma escola, cortes de ténis e acessos rápidos a toda a região. A família teve de encontrar formas alternativas de sustento e, em 1992, decidiu abrir um turismo em espaço rural. Desde 1999, as casas de granito da propriedade – algumas datadas do séc. XVII – estão a ser restauradas, permitindo oferecer alojamento com kitchenette ou cozinha própria.