Casa Agrícola da Levada

a casa

Casa Agrícola da Levada

IH0A1491

Ao percorrer o caminho de terra batida que separa o portão da casa, deixa para trás a cidade e o seu barulho. A 2 kms do centro de Vila Real e a um passo de todas as comodidades, esta quinta, toda ela murada e limitada pelo Rio Corgo, mantém a tranquilidade e o sossego ideais a uns dias de descanso.
A Construção da casa – datada de 1922 e atribuída a Mestre Raul Lino – combina uma arquitectura elegante e decorativa com a sobriedade dos materiais da região.

No interior, uma decoração rústica e acolhedora, revistas, livros, aquecimento central para os dias de Inverno, lareira nos apartamentos novos, ajudam a tornar a sua estadia o mais agradável possível a qualquer dia do ano.

O Roseiral e o Jardim das Camélias convidam à leitura. A Piscina e o Relvado para jogos oferecem outras possíveis diversões no local. Em dias de sol e calor, o pequeno almoço e o jantar podem ser servidos no terraço, frente à cozinha velha.

Para quem planeia explorar a Região de Trás-os-Montes, a Casa da Levada beneficia de uma excelente localização.
Sugerimos que comece pelo Parque Natural do Alvão, situado a escassos 8 kms da Casa da Levada. Aí, poderá tomar um banho inesquecível em piscinas naturais, à nascente do rio.

De visita obrigatória é também a Região do Douro, cuja beleza mereceu uma candidatura a Património da Humanidade, e que poderá visitar de carro, barco ou ainda através das Linhas de Comboio do Corgo, Pocinho ou Tua, sempre à Beira Rio.

Uma gastronomia rica e excelentes vinhos, o artesanato regional onde se destaca o Barro de Bisalhães e o Linho de Agarez, aliados ao gosto de receber tipicamente transmontano são outras razões para prolongar a sua estadia.

E finalmente a Casa de Mateus, o monumento mais representativo do Barroco no Norte de Portugal, situado a apenas 3 kms da Casa da Levada e, onde todos os anos, cerca de 40 concertos de Música Jazz, Barroca e Clássica animam as noites de Verão.